8 de abril de 2016

Caminhadas

Voltei a fazer minhas caminhadas matinais...

Para emagrecer, para fortalecer os músculos e manter minha pressão estabilizada. Mas também porque durante a gestação da Helena eu havia me comprometido em cuidar mais do meu corpo.

Só que não tem sido fácil, pois me recorda os momentos que passamos juntas. Eu me conectava bastante com ela e comigo. Conversava. Refletia. Imaginava como seria nosso parto. Como seria o seu rosto. Como ficaria emocionada no seu nascimento.

Sonhava como seria a nossa família de 4 pessoas. Uma felicidade completa! Eu caminhava e ao mesmo tempo flutuava de amor e esperança no futuro.

Eu até tentei fazer outras rotas, ou outro tipo de exercício. Mas eu gosto mesmo é de caminhar ao ar livre, e no mesmo bairro em que andava com a Helena.

Sabe... Ao caminhar, às vezes choro sozinha. Vendo um bebê passeando na rua com sua mãe, lembrando de como éramos felizes juntas. E durante um desses momentos de reflexão e tristeza, percebi o quanto tenho me esforçado para me manter "na superfície".

É um verdadeiro trabalho diário de me manter respirando, sem afundar na dor.

Por um breve momento, após esse insight, eu tive pena de mim. Pena por esse revés da vida que me machucou profundamente. Mas pensei: "bem, eu posso estar numa luta diária para respirar, mas quando respiro absorvo a vida em sua inteireza. Absorvo-a bela e rude. Absorvo-a com suas luzes e sombras".

Algo mudou dentro de mim depois da morte da Helena. Jamais serei a mesma, e hoje não posso dizer quem sou de verdade.

Mas aprendi uma lição: embora os acontecimentos  possam ser extremamente cruéis conosco, quando sobrevivemos a eles ganhamos em vitalidade. O ar entra melhor no pulmão. A expiração é mais suave e presente. Enfim, conhecemos uma faceta da existência muito especial.

Seguirei em minhas caminhadas, pois sei que tenho muito a aprender com elas.

Eu e a Helena nos amamos para sempre.

2 comentários:

  1. Incrível! !! Te admiro pela força E lucidez diante do luto!!! Queria poder consolar sua alma e seu coração. ... vc é incrivel Carol!! Bjs com carinho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compreensão já é um grande consolo... Porque a batalha diária em transmutar a dor às vezes exige energia e perseverança extremas. Obrigada pelas palavras e por estar ao meu lado... Ao nosso lado... Beijos com carinho em você e na Sophie!

      Excluir