19 de janeiro de 2016

Aquilo que me salva no luto

Esse é um inventário de tudo o que me faz bem. Aprender a identificar o que nutre a minha alma foi um ótimo exercício, pois posso recorrer a alguma dessas opções sempre que precisar. Mas acho que pode ter mais, muito mais...

- Contato físico

Carinho e cafuné. Cafuné, meu marido sabe fazer muito bem. Medalha de ouro pra ele! Imbatível! Te amo, Lê! Sem ironias. E beijos, muitos beijos... Esses são do Henrique. Meu coração pula de alegria toda vez que recebo uma chuva de beijos do meu filho.

Mas aquele abraço um pouco mais demorado e apertado, um tapinha no ombro para me aquecer, e depois um olhar carinhoso...  Eu simplesmente penso: “essa pessoa está olhando para mim! Ela está me enxergando! Eu tenho um colo aqui!” Esse abraço vem com tanto coração que eu consigo sentir esse afeto. Isso me faz muito, muito bem!

- Mensagens

Hoje não ocorrem com frequência. Afinal faz 5 meses (!).  Mas depois que tudo aconteceu, mensagens do tipo: “Estamos aqui!”, “Como você está?”, “Precisa de alguma coisa?”, “Estou com você”, e imagens de flores, corações e beijos me salvaram. De verdade! Simples e eficaz! Palmas ao inventor do “WhatsApp”!

- Histórias semelhantes com final feliz

Acho muito bom quando me contam que a amiga, da amiga, da amiga enfrentou uma situação igual ou parecida, e hoje está bem. Tem “centos” filhos!  Penso: “ também posso sobreviver a isso!” e “não somos  a única família a passar por uma perda gestacional”. Mas só vale se forem finais felizes. 

 - Grupos virtuais de perda gestacional

É o único lugar onde encontro pessoas que realmente entendem como estou me sentindo. Embora às vezes não participe tão ativamente quanto eu gostaria, só as histórias já me ajudam prosseguir. Eu me sinto compreendida.

- Empatia

Minha cunhada e uma prima estão grávidas. A primeira da Sophie e a segunda do Pedro.

Eu e minha cunhada já conversamos a respeito, e lamentamos que a Helena e a Sophie não irão se conhecer. Queríamos que pudessem crescer juntas. Além disso, sinto muitíssimo porque minha sogra não está aqui conosco (embora acredite em sua presença espiritual), especialmente para dar todo o apoio que a filha precisa agora. Quando nós duas abrimos nossos corações e reconhecemos o quanto tem sido difícil, foi curativo. Isso se chama empatia. Tenho ajudado minha cunhada no que é possível, mas sei que há limites que não conseguirei transpor. Assim eu me sinto livre para curtir a chegada da Sophie, também tão amada, seguindo os limites do meu coração (embora saiba não serem estreitos, mas largos, porque ambas merecem!).

Sobre a minha prima: eu abri o meu coração, e ela foi muito solidária e compreensiva. É muito bom sentir esse acolhimento.

- Lágrimas

Ver alguém se sensibilizar pela morte da Helena é muito especial. Eu me sinto acolhida. Sinto que essa dor é real, e que está tudo certo me sentir mal de vez em quando. Agora é a hora de chorar. As lágrimas curam, e eu aprendi sobre o seu poder no livro “O cavaleiro da armadura enferrujada”.

Quando essas lágrimas vêm dos profissionais que me auxiliam, elas têm ainda mais valor. Sinto muita gratidão por todas elas! Reconheço a dor e o carinho que sentem por nós e por nossa filha.

- Presentes

Ah, todos gostam de presentes né? Foi muito bom receber flores, anjos, cartões e pedaços de bolo logo após a perda da Helena. Mas poderia ser mais. Quando nasce um filho, ele ganha uma roupinha e a gente um vasinho de flor, não é? Senti falta das flores, pois me deixariam alegre nos dias difíceis... Espero que essa dica possa valer para alguém que deseja fazer algo por uma família e não sabe o quê. Acompanhe-as de um cartão do tipo “Amamos vocês!”, “Carinho!”, “Estamos aqui!”, e terá muita gratidão. Sempre no plural. Lembre-se do pai e do irmão!

- Falar da Helena

Ninguém pode dizer algo da Helena que eu não saiba. A não ser que seja uma questão espiritual (para aqueles que acreditam). Mas já ouvi que ela veio para trazer muita luz, que ela ensinou muita coisa mesmo em sua breve passagem. É bom saber que ela tem um significado especial na vida das pessoas. Se esse for o seu caso, compartilhe sempre! O que a breve passagem da Helena significa para você? Eu quero saber!

- Recolhimento

Não tem jeito. O movimento é sempre para dentro, nunca para fora, quando perdemos alguém. Eu evitei isso após a morte do meu irmão e da minha sogra. Agora, resolvi seguir esse fluxo. Ficar quieta. Ouvir música, ler um livro, fazer mandalas, escrever, assistir filmes. Geralmente é disso que preciso. Aliás, nós três.

- Meditação

Respirar, respirar e respirar... Profundamente... Com uma música suave ou apenas o silêncio. Eu me conecto e me sinto viva!

- Projetos

Enquanto vou me despedindo da Helena, deixo novos projetos aflorarem. Como o grupo de leitura do livro “Mulheres que Correm com os Lobos”, que organizei junto com uma amiga. O grupo não é à toa, pois um círculo de mulheres é extremamente curativo. No começo, ia arrastada. Hoje eu percebo que ele me nutre.

- O Blog

No início não quis divulgar porque estava muito insegura, e meus sentimentos bastante confusos. Hoje ele se tornou um lugar muitíssimo especial, e que tem me ajudado. De uma maneira positiva, ele se tornou o meu “mapa do luto”. É o registro fiel da construção daquilo que me tornarei a partir dessa experiência tão difícil.

Acredito que haverá um momento em que esse turbilhão de sentimentos vai cessar. E talvez fique algo como o diamante depois da pedra bruta.

- Oração

Sem pedidos. Apenas conexão com o “Amor Maior”.

- Conversar com a Helena

Muito carinho e amor. Especialmente muito amor!

- Vinho

De preferência, tipo Cabernet Sauvignon... e da marca Santa Helena (!). Se quiser, pode mandar entregar em casa ou no escritório (mando o endereço por email). Não, isso não é uma piada!

Talvez certos itens sirvam de inspiração para alguma mãe/pai. Os demais são tanto para agradecer às pessoas que foram e permanecem sensíveis ao nosso momento, quanto para inspirar aquelas que desejam fazer algo e não sabem o quê.

Afinal, não seguimos nessa vida sozinhos. Precisaremos sempre do apoio e carinho daqueles que amamos. Especialmente nos momentos difíceis.

Gratidão por tudo!

2 comentários:

  1. Adorei Carol!
    A maioria dessas atividades me ajudam tbm, e outras eu não faço mas adorei como idéia para fazer!
    Fiquem bem ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Mari!!! Esqueci de mencionar o Reiki, que também me ajuda bastante. Recebo aplicação praticamente toda semana. Um beijo e abraço carinhoso!

      Excluir