22 de janeiro de 2016

Sofrer

Quando passamos por situações extremamente difíceis, como essa que estou vivendo agora, um dos "conselhos-chavões" é que devemos superá-las. E isso significa não sofrer.

A palavra de ordem é sempre superação, mas como fazer isso se o coração e a alma gritam de dor?

Há algum tempo não exijo isso de mim, e então a experiência se tornou mais leve (embora triste).

Quando me deparei com a seguinte frase do "mestre" C. G. Jung, percebi que estou no caminho certo... Sincronicidades definitivamente nutrem a minha alma:

"O sofrimento precisa ser superado, 
e o único meio de superá-lo é suportando-o."

Carl Gustav Jung

Esse pensamento dá uma impressão negativa, mas na verdade é libertador.

Não há nada, absolutamente nada, que se possa fazer quando a alma foi despedaçada. Apenas se permitir chorar, enxergar onde foi parar nossos pedaços e ter tempo para reuni-los. Lamber as próprias feridas, enfim.

Existe muita energia envolvida em suportar uma grande dor. Não é humano sobrecarregar o coração com o dever do não-sofrimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário