1 de julho de 2022

Arco-íris




Esse blog foi fundamental para o meu processo de luto e guardo cada palavra como relíquia em meu coração...

Muita coisa aconteceu desde a partida da Helena em 2015. Houve um anseio urgente por ter outro filho, mas também a dúvida se de fato esse era um desejo genuíno ou o preenchimento do vazio que ela nos deixou.

Em 2018, depois de vários mergulhos na alma, conversas em casal e processo terapêutico, a decisão por um novo bebê foi tomada. Ela veio de um caminho amadurecido, de uma dor vivenciada, de uma elaboração bem dimensionada e de um ato de coragem para encararmos uma gestação que certamente seria permeada por grandes expectativas.

O positivo chegou em abril de 2019, com muita alegria! Mantivemos a decisão pela médica que nos acompanhou, pois sabíamos que seriam as mãos mais carinhosas que poderiam receber essa nova vida gerada em meu ventre. 

Foram diversos os desafios enfrentados, mas Arthur chegou banhado em luz e amor no mês de dezembro de 2019... Além do seio da mãe e do colo do pai, os primeiros braços que encontrou foi o do irmão. Helena também estava lá, naquele momento, presente em nossos corações.

Quis muito falar dessa experiência aqui no blog, mas não sabia quais as palavras mais adequadas para descrevê-la. Também não queria dar a impressão de que apenas uma nova gestação põe fim à dor de uma perda gestacional, pois não é verdade.

Além disso, há famílias que decidem por não engravidarem novamente, ou que não conseguem passar por uma gestação e receber seu filho (ou filha) tão querido(a) nos braços.

Há diversos caminhos que se pode trilhar após uma perda gestacional. Gerar uma nova vida é um deles. Todos os caminhos podem ter um belo significado, se estão em harmonia com o nosso coração e com aquilo que nos é possível concretizar.

Essa foto é do batizado do Arthur, e simboliza todo o amor da nossa família. Há um suspiro de alegria por estarmos juntos nessa vida e por tudo o que já compartilhamos. Sou grata. Sinto-me mãe de três.

Se você me lê agora e perdeu um bebê, receba meu mais carinhoso abraço. O caminho parece de fato um deserto logo após um momento tão difícil, mas a vida vai se movimentando de maneiras inesperadas.

Procure apoio emocional, se estiver muito difícil, e lembre-se de que o sol brilha por trás das nuvens. Assim que elas se dissipam (e elas se dissipam), o calor volta a aquecer nossos corações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário